Alimentos O que 1 ano de Veganismo fez com a minha saúde

O que 1 ano de Veganismo fez com a minha saúde


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Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

As pirâmides alimentares

As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições.

Desde então, periodicamente surgem novos esquemas, adaptados aos hábitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas científicas.

A pirâmide alimentar vegana, por sua vez, sugere o consumo de 6 a 8 copos de água por dia e ingestão de proteínas vegetais ao invés dos animais.

Alimentação e síntese proteica

Os vegetais são capazes de sintetizar proteínas de fontes inorgânicas de nitrogênio,

mas os animais não possuem essa capacidade, razão pela qual necessitam

de alimentos ricos em proteínas e aminoácidos.

A alimentação deve fornecer a quantidade de aminoácidos necessários para

essa transformação, pois a falta de qualquer um dos aminoácidos compromete

a utilização dos outros e o funcionamento do próprio organismo devido à consequente falta de proteínas.

De acordo com a American Dietetice

É muito difícil um indivíduo desenvolver uma deficiência proteica, mas pode acontecer,

ingerindo uma quantidade insuficiente de alimentos, tanto de origem animal quanto

de origem vegetal, ou ingerindo quantidades de açúcar e álcool muito altos, pois

ambos são grandes fontes de calorias, pobres em nutrientes e não contêm proteína em suas composições.

Para indivíduos onívoros

Para indivíduos onívoros e ovolactovegetarianos, a deficiência se torna ainda mais difícil,

pois a proteína animal possui grande quantidade dos aminoácidos essenciais para

o nosso organismo.
Entretanto, o vegetariano restrito de qualquer alimento animal, ou seja, o vegan,

pode conseguir todo o suprimento proteico necessário a partir de uma dieta vegetariana.

Estudos comprovam que o consumo excessivo de proteínas pode ocasionar cálculos renais,

osteoporose e um aumento do colesterol, pois a proteína animal é rica em gorduras.