Cada vez mais percebemos o crescimento do acesso às mídias sociais, assim como do uso da tecnologia nas empresas. Dessa forma, o uso das estratégias de marketing digital nos ambientes empresariais torna-se cada vez mais necessário.
Essa necessidade se expande, inclusive, para o mercado fitness, que está em constante crescimento.
Esse mercado é bastante amplo, já que envolve desde a comercialização de comidas saudáveis, roupas para a prática esportiva, box de crossfit, dentre outros.
Neste artigo, falaremos sobre a importância de aplicar o marketing digital para o mercado fitness, e quais as principais estratégias que trazem melhores resultados para as empresas do segmento. Confira a seguir!
O mercado fitness e seu potencial
A expectativa de vida do brasileiro é cada vez maior e isso tem ocorrido porque as pessoas têm buscado se cuidar.
Isso envolve desde a prática de esportes, uma melhora alimentar, busca por profissionais de saúde e a mudança de hábitos como um todo.
Além de ser bom para o corpo, esses elementos são importantes para a mente e contribuem para o bem-estar geral.
Por isso, esse mercado tem um grande potencial, até pelo fato de poder ser explorado em diversos ramos, como alimentar, espaços e artigos para esportes, orientação e acompanhamento, etc.
Diante disso, para entender qual é o melhor negócio dentro do mercado fitness, é importante:
- Realizar um estudo de mercado;
- Conhecer sua concorrência;
- Estudar seu público-alvo;
- Investir em comunicação digital;
- Desenvolver uma identidade visual;
- Ter um plano de comunicação e marketing.
Ou seja, é essencial fazer um estudo de mercado, conhecer as potencialidades do negócio, a concorrência e, sobretudo, quem é o público-alvo.
Esse processo é essencial para produzir uma estratégia de comunicação relevante e que atenda os interesses do público.
4 dicas de marketing digital para divulgar o seu negócio
Agora que você compreende sobre o mercado fitness, vamos conhecer 4 dicas de marketing digital que são indispensáveis para o sucesso nessa área.
- Tenha um site e poste conteúdo relevante
Para quem deseja ter uma boa presença online e obter um diferencial diante dos concorrentes, é essencial criar um site, ter perfis em redes sociais e pensar na produção de um conteúdo relevante.
Isso envolve desde a produção de conteúdo informativo e relevante para o público, bem como que chame sua atenção.
Existem várias dicas para isso, desde vídeos de aulas com exercícios físicos, receitas fitness, orientações sobre reeducação alimentar, dentre outras ações.
- Invista em links patrocinados
É muito importante que ao desenvolver um bom conteúdo para suas redes sociais, assim como para o site, sua empresa passe a investir em links patrocinados.
Isso pode ocorrer por meio da ferramenta do Google Ads, que traz maior visibilidade para sua empresa e contribui para um bom ranqueamento do seu site.
Ou seja, o investimento em links patrocinados faz com que seu site apareça nas primeiras posições a partir da pesquisa do cliente, sinalizado como anúncio.
Além disso, seu site pode aparecer em anúncios no Youtube ou em plataformas que são parceiras do Google.
- Chame a atenção do seu cliente
O cliente está exposto a várias marcas e serviços diariamente. Como falamos, o mercado fitness está em constante crescimento e, por isso, a concorrência é pesada.
Dessa forma, sua empresa precisa pensar em estratégias para atrair os clientes e captar a atenção – bem como retê-lo.
Isso é possível por meio da criação de promoções nas redes sociais, assim como em seu site. Essa ação é importante porque atrai o público e pode promover o aumento no número de vendas.
Inclusive, essa ação promocional pode ser enviada para o email do cliente, convidando-o para visitar sua loja ou realizar as compras no ambiente virtual. Ou seja, essa pode ser uma ação de fidelização do cliente.
- Invista na diversidade de canais e realize o monitoramento
Nossa última dica diz respeito à importância de diversificar os canais.
Por exemplo, muitas pessoas podem utilizar o whatsapp para realizar compras, outras buscam informações pelo Facebook ou Instagram, e existe o público que realiza ligação.
Assim, é possível perceber que os comportamentos e canais podem ser diversos e é necessário identificar as plataformas em que o cliente está.
É importante que sua empresa diversifique os canais de comunicação e tenha uma equipe pronta para atender os clientes, lembrando sempre de causar uma excelente experiência.
Orientações finais
Para que seu negócio no segmento fitness possa se desenvolver, além de estabelecer boas comunicações e disponibilizar atendimento em diferentes canais, é importante realizar o monitoramento das ações realizadas.
Isso permite acompanhar os resultados e identificar o que pode ser melhorado em futuras ações, otimizando cada vez mais o alcance da marca.